28/04/2015

Cronograma de limpeza doméstica para quem trabalha fora


Como trabalho fora e sou dona de casa também, elaborei este cronograma abaixo para que eu pudesse me organizar e não me esquecer de nenhum canto da minha casa.

Eu coloco ao lado da geladeira para dar uma espiada e ir lembrando o que fazer.

Minha casa é pequena e somos poucos que moram nela, então a manutenção é mais fácil.

Lembrando que esse cronograma não deve ser rígido, de vez em quando eu deixo de fazer algo ou adianto alguma coisa (sou humana, né?).

Eu resolvi dividir porque está funcionando comigo, você pode mudar ou acrescentar alguma coisa de acordo com suas necessidades.

Outra coisa, é preciso delegar algumas tarefas para os membros de sua família. Mesmo que seja somente uma ou duas, não importa, DELEGUE, melhor do que você arcar com tudo ,ficar exausta e mau humorada depois.

Vamos ao cronograma?



DIARIAMENTE

- Arrumar as camas pela manhã
- Jogar o lixo das lixeiras fora
- Lavar louça e limpar a pia
- preparar o jantar (em casa almoçamos fora durante a semana)

DUAS VEZES POR SEMANA

- Limpeza do fogão
- Molhar as plantas
- Limpar a pia e o vaso do banheiro

UMA VEZ POR SEMANA

- Trocar a roupa de cama, mesa e banho
- Limpeza pesada do banheiro
- Limpar tapetes
- Varrer e passar pano úmido por toda a casa
- Lavar as lixeiras por dentro
- Lavar roupas (eu prefiro juntar e lavar num dia só pra economizar água)
- Passar roupas

DE 15 EM 15 DIAS

- Tirar pó dos móveis e objetos
- Lavar os azulejos do banheiro e cozinha
- Limpeza minuciosa do forno, fogão, microondas e geladeira
- jogar alimentos que estão vencidos ou estragados fora


UMA VEZ POR MÊS

- Limpar a máquina de lavar
- Fazer a faxina da parte interna dos armários
- Limpeza dos eletrodomésticos
- Limpar janelas e quadros
- Trocar manta e capas de almofadas do sofá
- Retirar teias de aranha do teto
- Limpar o filtro do ar condicionado


A CADA SEIS MESES

- Lavar cortinas e tapetes
- Trocar o refil do filtro de água
- Lavar caixa d´água

Gente, eu fiz de acordo com minhas necessidades e da minha familia, você pode alterar como quiser, fazer do seu jeito.
O importante é se organizar e anotar tudo para não esquecer, pois quem trabalha fora sabe a correria que é nosso dia a dia e o melhor é ir fazendo aos pouquinhos durante a semana pra não sobrecarregar o sábado e domingo.



4 comentários:

MEIREANDAK disse...

OLÁ WILMA,SAUDADES,MUITO LEGAL SEU
CONOGRAMA,EU NÃO TRABALHO FORA ,ENTÃO FAÇO O QUE ME DER NA TEIA ,RSRSRS SÓ AS ROUPAS QUE LAVAVA TODA SEMANA AGORA DEIXO JUNTER ,COMODISSE ECONOMIA NA ÁGUA ,MEU MARIDO SEMPRE ME AJUDOU A FAZER ALGUMA COISA EM CASA ,GERALMENTE LAVAR O BANHEIRO RSRSRS NÃO GOSTO,AS VEZEZES EU MESMO LAVO QUANDO QUERO A LIMPEZA MAIS PERFEITA ,COISA DE DONA DE CASA,MEU FILHO JÁ ENCINEI ASPIRAR SOFÁ ,TAPETES,LAVAR LOUÇAS ,E LIMPAR TERREIRO TAREFA DELE E DO PAI,NÃO É SÓ PORQUE NÃO TRABALHO FORA QUE PRESCISO FAZER TUDO SOZINHA ,SERVIÇO DE CASA NÃO ACABA NUNCA ,QUANDO NÃO ESTOU A FIM DEIXO TUDO PRA LÁ ,COMO FORA E NÃO ME PREOCUPO COM A NEURA DA LIMPEZA ,JÁ FUI SIM NEUROTICA COM LIMPEZA DE CASA ,AGORA NÃO ,AFINAL É PRECISO SABER VIVER .A CASA NÃO VAI SAIR DO LUGAR E MUITO MENOS O SERVIÇO DIMINUIR ,DEPOIS QUE ADOECI ,NÃO TENHO A MESMA AGILIDADE DE ANTES ,ME CANSO FAÇIL,NÃO CONSIGO MAIS FICAR ABAIXADA TERCO EQUILIBRIO CAIO SENTADA POR CHÃO A FORA RSRSRSRSRS
LIMPO POEIRA SENTADA NO TAPETE COM O BALDE DE ÁGUA DO MEU LADO ,AQUI ONDE MORO TÊM MUITO PÓ DE ASFALTO ,POEIRA TENNHO QUE LIMPAR SEMPRE ,O RESTO FAÇO MAIS OU MENOS COMO VOCÊ;

ESTAVA LENDO AS POSTAGENS ABAIXO FIQUEI MUITO FELIZ QUE COMPROU SUA CASA PRÓPIA ,DEUS ABENÇOA CADA CANTINHO DO SEU NOVO LAR ,VI TAMBÉM MUITAS COISAS LEGAL QUE ANDOU FAZENDO .
BJSS FELICIDADES

Anônimo disse...

Adorei, eu não trabalho fora mas como sou artesã eu preciso me organizar e separar meus horários para fazer minhas encomendas e tb tenho um planejamento.

Beijos

Zizi Santos disse...

Gostei muito de sua lista de tarefas!
eu trabalho fora dois na semana, e um dia para comprar o material e outro para organizar!
já fui muito mais organizada, e ter uma lista é essencial!
bj

Unknown disse...

Olá quem diria que 6 anos depois sua postagem estaria fazendo a diferença em nossas vidas.Ja vou copiar porque essa é a lista mais condizente com a minha realidade que já encontrei .amei

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...