Eu comecei a usar essa técnica na época em que recebia adiantamento de salário na outra empresa onde trabalhava e como sempre deu muito certo até hoje eu uso ela. Essa técnica é excelente para quem recebe parcelado, pois permite ter um controle maior do seu dinheiro.
Vou explicar como eu sempre fiz:
Uso um envelope para cada conta.
Na frente do envelope coloco o nome da conta (aluguel, luz, escola do filho, etc) a data de vencimento e o valor total a pagar.
Conforme você for recebendo dinheiro coloque no respectivo envelope e vá anotando quanto falta para completar o valor total. Por exemplo, se a conta é R$ 150,00. se colocou R$ 100,00 escreva ‘falta R$50,00”. E por aí vai até completar o valor total. Assim que completar o valor total, pague a conta! Isso evita a tentação em gastar o dinheiro em outra coisa.
Organize as contas conforme as datas de vencimento: na frente as que vencem mais próximas. Complete primeiro os envelopes com as contas que vencem primeiro, depois de pagar essas, complete o restante.
Se você receber um dinheiro extra, separe um valor para pagar a próxima conta, assim você se antecipa e não precisa ficar correndo atrás.
O ideal é que no começo do mês você já tenha dinheiro para pagar todas as contas daquele mês e, de preferência, do mês seguinte.
Fazendo assim você não ficará com o dinheiro na carteira evitando que gaste com outras coisas que não são prioridades.
Se preferir pode fazer uns envelopes fofos com papel de scrapbook, como os da foto abaixo para te inspirar a se organizar !
Um comentário:
É, ainda o controle é o melhor remédio.
Boa continuação de semana.
Postar um comentário