23/10/2017

Como deixei de ser consumista



Eu sempre tive um salário razoável, que além de conseguir pagar minhas contas sempre sobrava para algumas comprinhas. Com isso ao longo do tempo fui me tornando uma pessoa muito consumista. Eu comprava mesmo sem precisar, comprava pelo simples prazer de comprar. Acabei entrando em uma bola de neve e contraindo dívidas que me fizeram perder 3 cartões de créditos! O último chegou a uma dívida de R$ 16.000,00 que me deixaram sem dormir durante vários dias até que através de um milagre eu consegui pagar.

Foi então que comecei a me interessar por assuntos relacionados a economia doméstica, finanças pessoais etc. Isso começou a me ajudar a consumir de forma mais consciente. Assim como eu consegui, qualquer pessoa pode conseguir também. Se esse assunto te interessa eu vou te dar umas dicas abaixo que me ajudaram muito no processo de ser menos consumista:

1-Você não mudará da noite pro dia, mas seguindo um passo de cada vez você chegará lá.

2-Sempre que for comprar algo pergunte se realmente você precisa daquilo. Porque muitas vezes eu comprei algo que eu já tinha, mas em cor ou algum detalhe diferente, então quando eu já tenho não compro o item, mesmo que tenha algum detalhe ou cor diferente.

3-Eu costumo fazer uma lista de desejos, isso me ajuda e muito na hora que vou comprar algo, pois penso se está na minha lista então ok, senão não compro.

4-Eu uso os cosméticos e maquiagem que compro até acabar. Muitas vezes eu joguei vários produtos fora porque passaram da validade, mas como eu comprava muitos não conseguia usar todos, então compro um ou dois e uso até acabar. Depois que acaba eu compro outro.

5-Se eu tenho uma roupa ou cosmético que comprei e não gostei eu dôo para alguém que vá usar, pois não vou ficar guardando algo somente porque é novo ou porque está no prazo da validade...

6-Descubra seu estilo de vestir e procure comprar roupas dentro desse estilo, isso evita aquelas compras que acabam no fundo do guarda roupa sem oportunidade de uso.

7-Sempre que for comprar roupas veja se combina com pelo menos 3 outras peças do seu guarda roupa, isso te dará uma maior variedade de looks.

8-Não compre por impulso, planeje primeiro. Se desejar comprar algo por impulso, deixe para o dia seguinte ou dê uma volta em outras lojas, assim você terá tempo de analisar se realmente precisa comprar aquele item.

9-Eu não frequento shopping, nem lojas se não for para comprar algo específico. Assim não caio em tentação com aquela promoção imperdível.

10-Evito assistir vídeos de “comprinhas”. Pois isso acaba te sugestionando a comprar algo somente porque a pessoa está amando e te sugestionando que aquele produto é maravilhoso e você precisa comprar!

Então é isso, espero que você tenha se inspirado a repensar suas compras, pois o Brasil tem passado por uma crise sem precedentes e quanto mais cedo nos adaptarmos a viver de maneira mais consciente, melhor...



Nenhum comentário:

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...