11/02/2022

Elogie e mude a história de sua família



Quantas vezes a gente pensa que só se deve elogiar se nosso cônjuge ou filhos se fizerem por merecer? Expressões como “não fez mais que sua obrigação!”,“é o mínimo que podia fazer”,“fez porque quis...” São comuns em sua casa? 

Saiba que você está destruindo as possibilidades de colher bons frutos no futuro. 

Os elogios aos membros de nossa família devem fazer parte de nosso cotidiano
Quando elogiamos, estamos reconhecendo que aquilo que a pessoa fez é uma coisa boa, isso fará com que essa pessoa queira fazer mais coisas boas ainda, criando um ciclo bom em família. 

Quando não sabemos o que o outro pensa a respeito de nosso comportamento, criamos um espaço para fantasias e fantasmas, baseados nas nossas crenças. 

Para as crianças, receber elogios é ainda mais importante, porque as ajuda a se sentirem aceitas e a criarem uma imagem de quem elas são e de suas capacidades. 

Quando só criticamos e reclamamos, criamos gatilhos psicológicos em nosso cônjuge e filhos para que se sintam que não são bons o bastante, fazendo que desanimem e deixem de querer te agradar e fazer coisas boas. 

Sendo assim, convido você a refletir sobre o quanto tem elogiado e agradecido a todos os membros da sua família. Essa gratidão de quem faz e de quem recebe um elogio é tão positiva e tão transformadora que influencia diretamente na auto estima e comportamento do outro. 

“Primeiro eu elogio, depois eu colho os benefícios”. 

O psicólogo e economista chamado Marcial Losada fez alguns experimentos matemáticos comprovados na prática de que um elogio faz com que colhamos benefícios futuros. Ele criou a Linha de Losada.

Esse experimento diz que para manter qualquer laço humano com a mínima qualidade, uma pessoa deve ter 3 interações positivas com o outro indivíduo. Essas interações podem ser elogios, agradecimentos, expressões, ou até mesmo um tapinha nas costas. E na medida que se tem 3 interações positivas, aí então é permitido que uma seja negativa.

O que seria uma negativa? É uma expressão facial, uma orientação verbal, um feedback mais duro ou então um pouco de indiferença. Você pode ser dura com seu filho ou fazer uma crítica ao seu cônjuge para que faça as coisas que precisam ser feitas, porém é preciso elogiar também. 

A métrica da Linha de Losada diz que devemos fazer três elogios antes de cada crítica ou reclamação. Porém, deve haver um equilíbrio em relação aos elogios, pois se exagerarmos, o desempenho do elogiado começa a baixar também, pois começa a ficar repetitivo e soar falso. 

E se você faz a média de um elogio para uma crítica, ou só crítica e reclama, destrói a possibilidade de um bom relacionamento ou bom resultado no comportamento do membro de sua família. 

Se você quer ver um bom desempenho de seu filho, observe quantas vezes está elogiando ele pelo que tem feito. 

Para elevar o nível de satisfação e felicidade de seu cônjuge, analise o quanto você o elogia. 
Portanto, o elogio vindo de um membro da família, enquanto energia positiva, alimenta as necessidades primárias do ego de segurança e aceitação, auxilia no empoderamento pessoal para que as pessoas possam ir em busca dos seus sonhos e lutem por aquilo que desejam ser e alcançar, seja na vida pessoal ou profissional. 

Se você quer que sua casa e família vivam num ambiente de harmonia e felicidade, comece a elogiar, agradecer e reconhecer as coisas boas que seus familiares fazem, ao invés de criticar e reclamar deles o tempo todo. 

Veja bem, isso é um estudo comprovado, não sou eu que estou dizendo. 

 Se você quer mudar a história de sua família, comece hoje a praticar o elogio e agradecimento para colher bons frutos no futuro! 

Não pense “ah, só vou elogiar se fizerem algo que mereça”. Não, comece observando e elogiando as pequenas coisas, e logo você notará a mudança em seu cônjuge ou filho.

Eles ficarão cada vez mais dispostos a fazer coisas boas para te agradar.








 

Nenhum comentário:

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...