31/03/2017

Como eu e meu esposo saímos de uma crise financeira


Quando compramos nossa casa fizemos um empréstimo para pagar os documentos. E, logo depois que nos mudamos meu esposo começou a ter problemas com o pagamento dos salários na empresa onde trabalha. Os atrasos nos pagamentos chegaram a ser de três meses!
Devido aos atrasos, consequentemente as contas começaram a se acumular, gerarem multas e uma bola de neve crescente começou a se formar em nossa vida financeira.

Comecei a me interessar por todos os assuntos relacionados a finanças que encontrava na internet. Com isso aprendi muitas coisas que vou levar para o resto da minha vida.

A primeira coisa a se fazer foi cortar gastos. Fiquei quase um ano sem comprar NADA pra eu e minha família. Roupas, presentes, coisas pra casa etc. Tudo isso foi cortado.

Se queria sair da crise era necessário uma mudança de atitude. Começamos a comprar somente o básico em alimentação. Como eu também trabalho, fiz uma lista de nossas contas que não teriam como deixar de serem pagas: luz, água, gás, o empréstimo, o financiamento da casa,  a escola do meu filho, telefone e a internet (pois meu esposo precisa dela pra fazer trabalho extra em casa).




Vou listar algumas atitudes que fez muita diferença em nosso orçamento:

A primeira coisa que fiz foi anotar TUDO o que gastávamos e onde poderíamos “enxugar”as despesas.
Contabilizei o meu salário, os trabalhos extras que meu esposo sempre faz, sem contar com os salários atrasados dele. De posse dos valores que tínhamos em mãos começamos a "enxugar" as despesas:

Cortamos TV a cabo, como temos internet vale mais a pena assistir filmes e outros programas pelo Youtube ao invés da tv. Com isso economizamos um bom dinheiro.

Troquei meu vale refeição por alimentação e comecei a levar marmita. Antes eu almoçava em restaurantes, mas agora eu e meu esposo levamos a comida que preparo a noite pro jantar.
Isso fez uma diferença enorme no orçamento, pois antes eu tinha que fazer o jantar a noite e no dia seguinte gastava um dinheiro alto com restaurante, mas agora o gasto é todo em alimentação dentro de casa.

Meu esposo conseguiu mudar o plano de telefone e internet para um mais barato que nos atendia do mesmo jeito.

Encontrei um supermercado perto de casa onde é bem mais em conta que os outros, e sempre procuro no site deles por promoção, assim quando for na loja física eu já sei o que comprar.

Mudei o transporte escolar do meu filho, ele passou a ir de ônibus e esse ano mudei ele para uma escola no mesmo bairro, assim não preciso mais pagar o transporte dele.



Com essas e outras atitudes começamos aos poucos a sair da crise e graças a Deus esse ano já começamos a colher muitos resultados positivos disso.

Com todas essas lições comecei a repensar meus gastos, hoje antes de comprar uma coisa eu me pergunto se realmente preciso daquilo, se já não tenho algo similar em casa, se aquilo é supérfluo ou necessário em casa.

Faço pesquisa de preços, muitas vezes compro pela internet em sites confiáveis, pois sai mais barato que a loja física, mesmo pagando o frete.

A empresa onde meu esposo trabalha também está regularizando os salários e com tudo isso eu aprendi que às vezes passamos por coisas que podem nos dar lições valiosas para toda a vida, basta que aos invés de ficar lamentando, arregace as mangas e procure tirar ótimas lições daquilo que você está vivendo.

E se você está passando por uma crise financeira agora, siga essas dicas e saiba que não saímos da crise de um dia pro outro, foram quase dois anos, mas conseguimos sair e isso é o que importa, pois não adianta ficar empurrando com a barriga o problema achando que ele irá solucionar sozinho.

Se nós conseguimos, você conseguirá também! Às vezes pequenas mudanças fazem uma grande diferença no resultado final.






Um comentário:

sonia tolfo disse...

Parabéns pela determinação, Wilma!
Ótimas dicas!
Abraço, bom final de semana!
Sonia

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...