Os adubos orgânicos caseiros são uma forma de economizar, além de serem sustentáveis, já que utilizam ingredientes naturais que seriam jogados no lixo. E são bem fáceis de fazer!
Cascas de banana
Ótima fonte de potássio e para enriquecer o solo. Triture a casca e enterre ao redor da planta.
Casca de ovo
Também é rica em cálcio e potássio. Lave bem, deixe secar e triture as cascas de ovos com a ajuda de um pilão. Após formar uma espécie de ‘farofa’, aplique na terra em volta da planta.
Casca de vegetais
Aproveite as cascas de cenoura, abóbora, batata e chuchu como adubo, pois são ricas em vitaminas. Para isso basta cortá-las em cubos e misturá-las à terra do canteiro ou do vaso. Elas ajudam no desenvolvimento e na saúde da planta com nutrientes, fibras e minerais orgânicos.
Borra de café
Após coar o café (sem açúcar para evitar formigas), basta esperar a borra do coador esfriar, depois jogar a borra por cima da terra, misturar e regar. As borras de café são excelentes adubos naturais, pois são ricas em azoto, fósforo e potássio.
O reaproveitamento dos alimentos listados acima promove uma fertilização orgânica prolongada, que oferece uma quantidade mínima de nutrientes constantemente a serem inseridos no solo.
Não exagere no adubo, para não sobrecarregar a planta!
Primeiro regue a planta, para depois adubá-la assim, ele se distribui na terra. O ideal é adubar a cada 3 meses ou quando notar que sua planta está precisando.
As informações são da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário