30/09/2021

Como secar flores e folhas para decoração



As flores e folhas secas dão um ar rústico e charmoso na decoração. Você pode reaproveitá-las para criar lindos arranjos para sua casa e deixar seu lar mais aconchegante. Basta um pouco de criatividade. 

As flores e outros materiais florais devem ser escolhidos no seu melhor estado. Não colete flores ou folhas que estejam molhadas por orvalho ou chuva. 

Além das flores, caules e folhas, há muitos outros materiais que podem ser usados nos arranjos, como sementes, cones, grão, gramas, bagas, etc. 

Métodos para secar flores: 


01) Secagem ao ar: 

 Podem ser secas simplesmente pendurando-as de cabeça para baixo num lugar seco e livre de sol, por 15 a 20 dias. Algumas flores secam melhor com este método do que outras, é preciso experimentar. Cortar as flores 

-Remover as folhas dos caules. Se os caules forem fracos ou se tornarem frágeis após secarem, remova-os e utilize arame nas flores 

– existem alguns tipos de arames que são encapados com material verde. 

-Agrupar os caules em grupos pequenos e amarrá-los com um elástico. 

 -Pendurar de cabeça para baixo num lugar arejado, seco e com não incidencia do sol. Evite quartos úmidos ou sol direto nas flores. É importante uma boa circulação de ar. 

-Esperar até que fiquem completamente secas 

– duração de 15 a 20 dias 


02) Prensagem: 

As flores prensadas são especialmente apropriadas para fazer quadros, assim como para decoração de papel de carta, cartões e muitos outros artigos. 

As flores devem estar em boas condições para serem prensadas. Evite plantas com caules e folhas carnudas, assim como flores com as pétalas muito finas. As flores lisas são as melhores para esse método. Quanto mais rápido as flores secarem, melhores serão as cores. Contudo, não podem ser expostas a temperaturas excessivamente altas. Embora possam secar rapidamente, ficarão castanhas. Para prensar é preciso colocar as flores e folhas entre camadas de um material absorvente limpo, ex: jornais, revistas velhas ou catálogos. 

Você deve prendê-las firmemente e mantê-las planas durante o processo de secagem. Após terem sido colocadas dentro do material, coloque um peso em cima, como por exemplo, um livro. Deixe descansar num lugar em temperatura ambiente. 

 
03)Secagem em forno micro-ondas 

 A secagem num forno micro-ondas demora apenas alguns minutos e fornece flores secas que parecem mais frescas e mais coloridas do que aquelas obtidas por outros métodos. O material de sustentação, tal como sílica gel, deverá cercar e suportar as flores durante o aquecimento e a secagem. Use recipientes tolerantes ao calor e micro-ondas. Não cubra os recipientes. Colocar um copo da água no micro-ondas antes de começar, para impedir uma secagem excessiva. 

O tempo de secagem varia de aproximadamente 03 minutos, para flores muito densas com muitas pétalas, a aproximadamente 01 minuto, para flores menores ou pétalas finas. Será necessária experimentação, já que fornos e flores variam muito. 

Depois do tratamento estar completo, deixe as flores na sílica gel por 12 a 24 horas, para certificar-se que estão frias e secas. Como as flores secas em micro-ondas tendem a absorver a umidade do ar, pulverize as pétalas com spray fixador de cabelos. Para o armazenamento a longo prazo, mantê-las num recipiente hermético. 


 04) Secagem de folhas com glicerina: 

Nesse método, a água existente na planta é substituída por glicerina. Esta técnica deixa as folhas e caules mais macios, dobráveis e com duração prolongada. É importante que a planta esteja sadia. – Selecionar ramos de caules, em geral, caules com aproximadamente 45 cm ou menos, são os melhores para o processo com glicerina. 

– Remova as folhas que estão mais abaixo, e esmague ou corte a extremidade do caule para aumentar absorção. – Faça uma mistura de uma parte de glicerina e duas partes de água morna. Misture bem e coloque num recipiente, deixando uma profundidade de aproximadamente 10 a 15 cm.

– Marque o nível da mistura no recipiente (os recipientes de vidro são os melhores) e coloque a extremidade do ramo de caules no líquido. 

-À medida que o ramo absorve a mistura, adicione uma mistura que contenha uma parte de glicerina e quatro partes de água ao nível originalmente marcado. Tenha esta segunda mistura em reserva. A cor das folhas mudará gradualmente com a absorção da glicerina. 

Este processo demorará entre 01 a 03 semanas para a maioria dos ramos. 



Fonte: Somos verdes


Nenhum comentário:

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...