21/09/2020

Uma conversar franca sobre consumismo na decoração



Vivemos a era do consumismo, isso é fato. A mídia e redes sociais estão aí para nos dizerem sempre qual é a nova “tendência em decoração” a cada estação do ano. Diversos estilos são propostos para todos os gostos: minimalismo, boho, escandinavo, shabby chic etc. Objetos dos mais diversos design são lançados no mercado nos induzindo a comprar cada vez mais. 

As pessoas trocam de móveis e objetos de decoração como quem troca de roupa. 

Nos Estados Unidos, um dos países mais consumista do mundo, há decoração para cada estação do ano: halloween, natal, dia de graças, etc. É uma busca desenfreada pelo “novo”, o que se tem se torna obsoleto e descartável. 

Compram um apartamento novo, porém a primeira medida a fazer é trocar o piso, os azulejos e a pintura, com isso geram resíduos de lixo que irão poluir mais e mais o planeta. 

Precisamos urgente rever nossos conceitos de decoração! 

Porque trocar um móvel ou objeto de decoração se ele ainda está em ótimo estado? Será que há mesmo uma necessidade disso ou estamos sendo INDUZIDOS pela mídia a fazer isso? Porque só o NOVO E IMPECÁVEL tem valor? 

Vejo pessoas descartando um objeto somente por ter uma pequena manchinha, quase imperceptível! Móveis sendo descartados aos montes porque NÃO SÃO MAIS TENDÊNCIA DE MODA DE DECORAÇÃO. Quem dita tudo isso, você já parou pra pensar? Claro que é a mídia. Afinal quem ganha com tudo isso é a industria do consumo.


 


Você trabalha feito um louco para comprar, não tem tempo sequer de aproveitar a vida, fazer uma viagem com sua família, porque seu cartão está lotado de dívidas para deixar sua casa impecável. 

Esse ano tal decoração está em alta, então corremos contra o tempo para deixar nossa casa de acordo com aquela decoração. Quando mal terminamos de pagar as parcelas do cartão, surge uma nova tendência e precisamos novamente entrar na roleta contra o tempo para seguir os padrões de decoração impostos a cada estação. Que loucura é essa?! 

Há pessoas que não conseguem terminar as obras em sua casa e desfrutar com sua família, porque quando conseguem terminar, surge uma nova tendência e lá vão elas quebrando paredes, trocando objetos, pintando as paredes com novas tintas e estilos. É uma insatisfação constante e frustrante sem fim. 

Nunca estão satisfeitas com o que têm, estão sempre em busca de algo que nem elas sabem o que é. 

Pare um pouco para pensar no que está fazendo com sua vida. O que você tem priorizado na sua casa? 

Comece a dar valor ao que realmente importa na sua casa: a sua família, seu bem estar, o amor, o respeito, a união, os bons momentos. Comece hoje a analisar no que você tem gasto seu dinheiro nos últimos meses e porquê. 

Que tal empregar esse dinheiro em algo que realmente te dê prazer? Uma viagem com a família, uma boa alimentação saudável, cursos para aumentar seu conhecimento e de seus filhos...há tantas possibilidades! Aproveite o melhor que a vida tem a te oferecer ao invés de consumir desenfreadamente. 

A vida só vale a pena quando sabemos dar valor às coisas belas e simples que ela nos oferece.




 




 

Nenhum comentário:

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...