19/07/2021

Liberte-se de padrões de decoração e seja feliz!




Se você prestar atenção nos feeds de decoração do instagram, parece que muitos perfis seguem um determinado “padrão de decoração”, tornando a maioria das casas e apartamentos com decoração muito parecidas uma com a outra. 
Isso praticamente elimina a personalidade do seu morador, pois a grande maioria dos objetos e móveis ali não dizem nada sobre eles mesmos e sim sobre a “moda” atual de decoração que é imposta pelas mídias. 

Eu conheço uma pessoa que todo ano troca alguns móveis em sua casa, mesmo eles estando em ótimo estado, porque quer seguir essa loucura de “padrão de decoração”. Afinal, se não seguir o padrão, é como não se “encaixar” naquilo que as outras pessoas esperam dela.

Nem todos tem dinheiro para mudar móveis, fazer reformas, mudar objetos todo ano e isso faz com que muitas pessoas se sintam fora desse “padrão de decoração” imposto e assim se sintam infelizes com o que têm. Afinal, se estão fora do padrão, estão fora de moda, se sentem “obsoletas”. 

Quem dita essas modas ou padrões de decoração são as indústrias de decoração, elas ganham rios de dinheiro com isso, pois quanto mais insatisfeitos estão seus clientes, mais eles se endividam comprando mais objetos para se sentirem felizes. E ao comprarem e se endividarem, ficam insatisfeitos consigo mesmos, criando um ciclo vicioso. 

Através da Érika Karpuc aprendi que esses padrões são impostos, nos fazendo comprar aquilo que não precisamos para sermos felizes. Afinal, a felicidade não está em coisas, a felicidade está dentro de nós mesmos! 

Quando aceitamos, amamos e cuidamos daquilo que temos, somos mais gratos e mais felizes

Sua casa precisa ter a SUA personalidade e não seguir um “padrão de decoração”. Se você gosta de poucos objetos, isso não quer dizer que seja “minimalista”! Significa que você gosta de poucos objetos na decoração! Da mesma forma, o fato de uma pessoa gostar de muitos objetos na decoração, não quer dizer que é "maximalista"! Significa simplesmente que ela gosta de muitos objetos e ponto. 

Não se deixe enquadrar em padrões, decore sua casa com coisas que você gosta, que tenham significados pra você e sua família. 

Não se importe em agradar outras pessoas, se importe em agradar a você mesmo
Você gosta de cores? Use-as na decoraçãode sua casa! 
Gosta de preto e branco? Ok, use na sua decoração de sua casa!

O que precisamos nos libertar é desses “padrões de decoração”, onde as indústrias e lojas “escolhem” o que colocar na SUA casa. Que cor combina com que cor, que objeto é dito como “brega” ou de “design”. Esse modelo de móvel é o de moda ou não. 

Isso tudo só nos frustram, uma vez que não temos como mudar a cada ano a decoração de nossa casa, para seguir essas regras que nos são impostas goela abaixo todo o tempo! 

São esses padrões impostos que levam as pessoas ao consumismo, pois as deixam sempre insatisfeitas com o que têm, já que o tempo todo os padrões vão mudando e ninguém consegue segui-los!

Quando nos libertamos desses padrões de decoração impostos, nos sentimos mais leves, mais criativos e mais gratos pelo que temos! Nos sentimos mais felizes também! 

Desde que entendi isso, tenho trabalhado isso dentro de mim, não é fácil, pois todo o tempo somos bombardeados por propaganda e influência externa sobre o que devemos fazer, mas aos poucos e com disciplina estou conseguindo!




 

Nenhum comentário:

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...