20/11/2021

5 Hábitos Diários que Prejudicam a sua Saúde Mental



A cada dia cresce o número de pessoas com depressão, síndrome do pânico ou ansiedade. 
Devido ao estresse diário que vivemos, somado aos maus hábitos, nossa saúde mental vai se deteriorando sem nos darmos conta. 

É necessário urgente que mudemos esses hábitos para melhorar nosso estado mental, permitindo proteger nossa saúde, pois a longo prazo esses hábitos poderão te levar a sofrer problemas como os citados acima.

1-Passar muito tempo no celular 


Reconheço os benefícios da tecnologia, no entanto, é necessário utilizá-la de forma disciplinada para evitar o vício de estar sempre conectada. Estar constantemente presa às notificações gera ansiedade e o sentimento de não conseguir acompanhar (o chamado FOMO), algo que a longo prazo vai efetivamente prejudicar a tua saúde mental. 

Existe ainda a questão da procura de gratificação imediata nas redes sociais (Likes), que pode ter graves impactos na tua autoconfiança e na forma como olha para si mesma. 


2-Procrastinar 


Procrastinação é o ato de sucessivamente adiar tarefas ou compromissos que não quer ou não gosta de fazer. Procrastinar, a curto prazo, pode até te trazer uma satisfação imediata, no entanto a longo prazo, vai te trazer sentimentos de culpa e de ansiedade. 

Para evitar a procrastinação, é necessária uma grande autodisciplina, porque esta ação está diretamente ligada com o fato de, enquanto seres humanos, fazermos tudo para evitar a dor. Se existe uma tarefa que de alguma forma traga desconforto, inconscientemente vamos tentar evitá-la ao máximo. 

O problema é que, se nos deixarmos levar por este sentimento, iremos sentir as consequências na nossa saúde mental. 


3-Não ter um estilo de vida saudável 


Fazer uma alimentação pouco saudável e viver uma vida sedentária são hábitos que prejudicam a nossa saúde mental. Nesta fase, existem estudos sólidos que provam que uma dieta desequilibrada, rica em açúcares, carne vermelha e alimentos processados, tem uma relação direta com o risco de depressão. 
Isto significa que uma dieta equilibrada é vantajosa tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Já o exercício físico ajuda a produzir endorfinas, que contribuem para a sensação de bem-estar, e a libertar o corpo do stress diário, tendo também impactos positivos na redução do risco de depressão. 

4-Não sair de casa 


Com a pandemia, alteramos nossos hábitos e passamos a estar mais tempo dentro dae casa. 
Não demorou muito para começarmos a ver o aumento de casos de depressão e para este ser um tema frequente nas mídias sociais. 
A razão é simples: a falta de luz solar e de vitamina D contribuem para o aumento de sentimentos depressivos. Sair de casa, apanhar ar fresco e luz natural tem uma contribuição direta para a nossa saúde mental e deve tornar-se um hábito diário. 

5-Dormir pouco 

São muitas as pessoas que não dão o devido valor às horas de sono corretas. Dormir pouco é um dos hábitos que mais prejudicam não só a nossa saúde mental, como a nossa saúde física. 

É a noite que o nosso corpo regenera e está efetivamente preparado para descansar e “desligar”. Dormir pouco pode dificultar a concentração, e gerar mau humor e irritabilidade. 







 

Nenhum comentário:

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...