A cada dia cresce o número de pessoas com depressão, síndrome do pânico ou ansiedade.
Devido ao estresse diário que vivemos, somado aos maus hábitos, nossa saúde mental vai se deteriorando sem nos darmos conta.
É necessário urgente que mudemos esses hábitos para melhorar nosso estado mental, permitindo proteger nossa saúde, pois a longo prazo esses hábitos poderão te levar a sofrer problemas como os citados acima.
1-Passar muito tempo no celular
Reconheço os benefícios da tecnologia, no entanto, é necessário utilizá-la de forma disciplinada para evitar o vício de estar sempre conectada.
Estar constantemente presa às notificações gera ansiedade e o sentimento de não conseguir acompanhar (o chamado FOMO), algo que a longo prazo vai efetivamente prejudicar a tua saúde mental.
Existe ainda a questão da procura de gratificação imediata nas redes sociais (Likes), que pode ter graves impactos na tua autoconfiança e na forma como olha para si mesma.
2-Procrastinar
Procrastinação é o ato de sucessivamente adiar tarefas ou compromissos que não quer ou não gosta de fazer. Procrastinar, a curto prazo, pode até te trazer uma satisfação imediata, no entanto a longo prazo, vai te trazer sentimentos de culpa e de ansiedade.
Para evitar a procrastinação, é necessária uma grande autodisciplina, porque esta ação está diretamente ligada com o fato de, enquanto seres humanos, fazermos tudo para evitar a dor.
Se existe uma tarefa que de alguma forma traga desconforto, inconscientemente vamos tentar evitá-la ao máximo.
O problema é que, se nos deixarmos levar por este sentimento, iremos sentir as consequências na nossa saúde mental.
3-Não ter um estilo de vida saudável
Fazer uma alimentação pouco saudável e viver uma vida sedentária são hábitos que prejudicam a nossa saúde mental. Nesta fase, existem estudos sólidos que provam que uma dieta desequilibrada, rica em açúcares, carne vermelha e alimentos processados, tem uma relação direta com o risco de depressão.
Isto significa que uma dieta equilibrada é vantajosa tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Já o exercício físico ajuda a produzir endorfinas, que contribuem para a sensação de bem-estar, e a libertar o corpo do stress diário, tendo também impactos positivos na redução do risco de depressão.
4-Não sair de casa
Com a pandemia, alteramos nossos hábitos e passamos a estar mais tempo dentro dae casa.
Não demorou muito para começarmos a ver o aumento de casos de depressão e para este ser um tema frequente nas mídias sociais.
A razão é simples: a falta de luz solar e de vitamina D contribuem para o aumento de sentimentos depressivos. Sair de casa, apanhar ar fresco e luz natural tem uma contribuição direta para a nossa saúde mental e deve tornar-se um hábito diário.
5-Dormir pouco
São muitas as pessoas que não dão o devido valor às horas de sono corretas. Dormir pouco é um dos hábitos que mais prejudicam não só a nossa saúde mental, como a nossa saúde física.
É a noite que o nosso corpo regenera e está efetivamente preparado para descansar e “desligar”. Dormir pouco pode dificultar a concentração, e gerar mau humor e irritabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário